Quem é um feiticeiro (em diferentes culturas)

  • Compartilhar Isso
Zelie Gray

Um feiticeiro é um curandeiro tradicional, mágico, especializado na prevenção e tratamento de doenças de origem mágica ou sobrenatural, incluindo, mas não se limitando a, aquelas que se acredita serem causadas por bruxaria.

Médicos feiticeiros em diferentes culturas

Embora o termo seja geralmente ouvido em relação às culturas mais "primitivas" de África e da América do Sul, é um termo inglês usado pela primeira vez para os praticantes europeus da arte e depois aplicado a estas outras culturas por observadores europeus. Na Europa, os praticantes também podem ser referidos como "cunning folk", embora este seja um termo mais geral.

Os praticantes nativos têm os seus próprios termos para estes especialistas e o termo "feiticeiro" raramente é suficiente.

Na África do Sul, o termo feiticeiro é frequentemente aplicado pelos anglófonos ao Sangoma (Zulu), que se especializa em identificar as causas sobrenaturais dos problemas e em prescrever as acções correctas para alcançar o equilíbrio espiritual necessário para retificar o problema.

Na África Ocidental, um homem (ou mulher) Juju pode ser consultado em questões de saúde e espirituais, bem como em assuntos pessoais. Estes praticantes podem usar a adivinhação para responder a perguntas ou resolver problemas de sorte e saúde e prescrever rituais e amuletos para resolver os problemas dos seus clientes. Os homens Juju também podem ser encontrados em muitas das comunidades afro-descendentes espalhadas pelo mundo ocidental pelos escravosdiáspora induzida pelo comércio.

Os Nganga são curandeiros tradicionais do Zimbabué. São simultaneamente curandeiros e conselheiros espirituais que utilizam uma combinação de rituais, de conhecimentos sobre ervas e de consultas aos espíritos para ajudar os seus clientes em todos os aspectos, especialmente na saúde.

Na América Central, os curandeiros ("curandeiro", em espanhol, português) fazem um trabalho semelhante. Existem muitos tipos com diferentes especialidades que trabalham para aliviar os sintomas causados por espíritos perturbados e maldições e para proteger os vulneráveis destes, utilizando rituais, ervas e outros métodos.

Na Malásia, os Bomoh consultam os espíritos para ajudar os seus clientes e identificar os desequilíbrios elementares, a fim de promover a saúde e o bem-estar.

Muitos deles seriam mais corretamente designados por xamãs do que por feiticeiros, embora estes dois termos também sejam muitas vezes utilizados erradamente como sinónimos.

No vernáculo moderno, a expressão "feiticeiro" passou a ser utilizada de forma depreciativa para designar uma pessoa que vitimiza pessoas desesperadas por uma cura, dando-lhes falsos medicamentos a um custo elevado.

Zelie Gray é uma escritora apaixonada e amante de todas as coisas mágicas. Com uma imaginação sem limites, Zélie dedicou a sua vida a explorar e compreender os mistérios do reino místico. Sendo uma praticante experiente de várias tradições mágicas, Zelie mergulhou nas complexidades da conjuração, adivinhação e encantamento, buscando constantemente expandir seu conhecimento e compartilhá-lo com outras pessoas. Através de seu blog encantador, Zelie Gray convida os leitores a uma jornada para vivenciar a beleza e a maravilha do mundo mágico. Em cada postagem, ela combina perfeitamente sabedoria antiga, insights modernos e suas próprias experiências pessoais, garantindo que cada leitor fique cativado e inspirado. A paixão de Zélie pela magia transparece em sua escrita, criando um espaço hipnotizante onde a imaginação e a realidade se entrelaçam, deixando os leitores fascinados e ansiosos por mais. Quer você seja um iniciante ou um praticante experiente, o blog de Zelie Gray é uma leitura obrigatória, oferecendo um tesouro de insights, conselhos e encantamentos que acenderão a centelha de magia em sua vida.