Cor Prata: Simbolismo, Magia, Sonhos, Associações & Mais

  • Compartilhar Isso
Zelie Gray

A cor prata é uma cor cinzenta reflectora, como o metal prata. A prata lembra-nos o elemento água e a lua, bem como o reflexo de um espelho.

    Simbolismo espiritual da cor prata

    A prata é frequentemente associada ao feminino e ao divino em muitas tradições espirituais, sendo muitas vezes vista como um símbolo da lua e associada às energias da intuição, emoção e capacidades psíquicas.

    Em algumas tradições, a prata está também associada ao elemento água e é vista como um símbolo de purificação, limpeza e renascimento. É também frequentemente utilizada como símbolo de abundância e prosperidade e está associada às energias da abundância e do fluxo.

    Representação simbólica Descrição
    Modernidade e Futurismo A prata é frequentemente associada à modernidade, inovação e conceitos futuristas devido ao seu aspeto elegante e contemporâneo.
    Sofisticação e elegância A prata é um símbolo de sofisticação, elegância e requinte, frequentemente associada ao luxo, prestígio e elevado estatuto social.
    Mistério e Intuição A prata pode evocar uma sensação de mistério e intuição, sendo frequentemente associada à lua, a capacidades psíquicas e a reinos místicos.
    Iluminação e Reflexão A prata representa a iluminação e a reflexão, simbolizando a clareza, a perspicácia e a capacidade de ver para além da superfície.
    Equilíbrio e harmonia A prata é vista como um símbolo de equilíbrio e harmonia, representando o equilíbrio, a estabilidade emocional e um ambiente harmonioso.
    Quadro 1: Simbolismo e significados da prata

    Em algumas tradições espirituais, a prata também está associada ao chakra da coroa e é vista como um símbolo de consciência superior, sabedoria espiritual e ligação ao divino.

    É também frequentemente utilizada como símbolo de proteção e está associada às energias da clareza e da perspicácia.

    Correspondências para a cor prata

    • Elemento: água
    • Direção: Oeste
    • Dia: Segunda-feira
    • Planeta: Lua
    • Feng Shui: Norte/Noroeste (metal), sorte com pessoas e viagens
    • Deuses: A maioria das Deusas, Deidades Lunares
    • Sabbats: Meio do inverno, Samhain

    Usar a cor prata na Magia

    A prata pode ser usada na magia para representar o Divino Feminino e a energia lunar e é útil em feitiços para o poder feminino, a fertilidade, a ligação com o divino, a consciência psíquica, a adivinhação, os sonhos e os devaneios, a intuição, a revelação da verdade, a descoberta de coisas perdidas, a vitória, a meditação, as comunicações e a sorte em geral, incluindo a sorte no jogo, a reflexão, especialmente relacionada com a exploração do verdadeiroo seu eu, a sua Verdadeira Vontade, o seu lado feminino e o seu subconsciente.

    Atributo mágico Descrição
    Magia da Lua A prata está fortemente associada à energia lunar e à magia da lua, podendo ser utilizada em rituais, feitiços ou talismãs para aproveitar o poder da lua para a intuição, adivinhação e energia feminina.
    Proteção psíquica A prata possui energias protectoras, particularmente contra ataques negativos ou psíquicos, podendo ser usada para criar amuletos protectores, jóias ou escudos energéticos.
    Canalização e comunicação Acredita-se que a prata melhora a comunicação com o reino espiritual e facilita a canalização ou a mediunidade, podendo ajudar a receber mensagens, percepções ou orientação de seres superiores ou guias espirituais.
    Reflexão interior e introspeção A prata apoia a introspeção e a reflexão interior. Pode ser utilizada na meditação ou no trabalho de sonho para promover a auto-consciência, a cura emocional e uma compreensão mais profunda do eu.
    Purificação e limpeza A prata está associada a energias de purificação e limpeza, podendo ser usada para limpar cristais, ferramentas rituais ou espaços, removendo energias estagnadas ou negativas.
    Tabela 2: Propriedades mágicas e energéticas da prata

    A cor prata pode ser introduzida nos seus feitiços escolhendo velas ou castiçais de prata, usando uma toalha de altar de prata, incorporando moedas de prata ou jóias de prata. Se não houver artigos de prata disponíveis, a cor branca pode ser substituída na maioria dos casos.

    Simbolismo contemporâneo

    A prata é a cor do 25º aniversário e a cor do segundo classificado. A prata também implica idade (cabelo prateado), sabedoria, experiência.

    Uma lista de divindades associadas à cor prata

    Aqui está uma lista de divindades que estão associadas à cor prata:

    1. Artemis: Artemis é a deusa grega da caça, da natureza selvagem e do parto e é frequentemente representada com flechas de prata e um arco de prata. Está associada ao divino feminino e é vista como uma força poderosa e transformadora.
    2. Héstia: Héstia é a deusa grega da lareira, do lar e da domesticidade e é frequentemente retratada com um vestido prateado. Está associada ao elemento fogo e é vista como uma força poderosa e transformadora.
    3. Selene: Selene é a deusa grega da lua e é frequentemente ilustrada com uma coroa de prata e uma carruagem de prata. Está associada às energias da lua e é vista como um símbolo de intuição, emoção e capacidades psíquicas.
    4. Hécate: Hécate é a deusa grega das encruzilhadas, da magia e do submundo e é frequentemente representada com uma tocha de prata. Está associada ao divino feminino e é vista como uma força poderosa e transformadora.
    5. Diana: Diana é a deusa romana da caça, da natureza selvagem e do parto e é frequentemente retratada com um arco e flechas de prata. Está associada ao divino feminino e é vista como uma força poderosa e transformadora.
    6. Morrígan: Morrígan é a deusa irlandesa da guerra, da morte e da fertilidade, sendo frequentemente retratada com uma coroa e um escudo de prata. Está associada ao divino feminino e é vista como uma força poderosa e transformadora.
    7. Baba Yaga: Baba Yaga é uma deusa eslava da magia, da morte e do submundo, muitas vezes retratada com um bastão de prata. Está associada ao divino feminino e é vista como uma força poderosa e transformadora.
    8. Frigg: Frigg é a deusa nórdica do amor, da fertilidade e do lar, e é frequentemente representada com uma coroa e um vestido de prata. Está associada ao divino feminino e é vista como uma força poderosa e transformadora.
    9. Lakshmi: Lakshmi é a deusa hindu da prosperidade, abundância e boa fortuna, e é frequentemente mostrada com uma coroa de prata e um vestido de prata. Ela está associada ao divino feminino e é vista como uma força poderosa e transformadora.
    10. Amaterasu: Amaterasu é a deusa japonesa do sol e do universo e é frequentemente ilustrada com uma coroa de prata e um vestido de prata. Está associada ao divino feminino e é vista como uma força poderosa e transformadora.

    Qual é o significado de sonhar com uma cor prateada?

    Eis algumas interpretações possíveis para o facto de sonhar com prata:

    1. A prata é frequentemente associada às energias da lua, e sonhar com prata pode simbolizar o seu lado emocional e intuitivo, bem como a sua ligação à sua sabedoria interior e a sua capacidade de explorar as suas capacidades psíquicas.
    2. A prata também está associada ao elemento água e sonhar com prata pode simbolizar uma necessidade de purificação, limpeza ou renascimento. Pode representar um desejo de abandonar velhos padrões ou hábitos e começar de novo.
    3. A prata é muitas vezes vista como um símbolo de abundância e prosperidade, e sonhar com prata pode representar um desejo de abundância financeira ou de sucesso material, podendo também simbolizar uma necessidade de equilíbrio e harmonia na sua vida.
    4. A prata também está associada ao chakra da coroa; sonhar com prata pode simbolizar um desejo de iluminação espiritual ou uma ligação com o divino. Também pode representar a sua ligação com o seu eu superior e a sua capacidade de aceder a estados de consciência mais elevados.

    Zelie Gray é uma escritora apaixonada e amante de todas as coisas mágicas. Com uma imaginação sem limites, Zélie dedicou a sua vida a explorar e compreender os mistérios do reino místico. Sendo uma praticante experiente de várias tradições mágicas, Zelie mergulhou nas complexidades da conjuração, adivinhação e encantamento, buscando constantemente expandir seu conhecimento e compartilhá-lo com outras pessoas. Através de seu blog encantador, Zelie Gray convida os leitores a uma jornada para vivenciar a beleza e a maravilha do mundo mágico. Em cada postagem, ela combina perfeitamente sabedoria antiga, insights modernos e suas próprias experiências pessoais, garantindo que cada leitor fique cativado e inspirado. A paixão de Zélie pela magia transparece em sua escrita, criando um espaço hipnotizante onde a imaginação e a realidade se entrelaçam, deixando os leitores fascinados e ansiosos por mais. Quer você seja um iniciante ou um praticante experiente, o blog de Zelie Gray é uma leitura obrigatória, oferecendo um tesouro de insights, conselhos e encantamentos que acenderão a centelha de magia em sua vida.