Plantago: Folclore, Cura & amp; Atributos mágicos

  • Compartilhar Isso
Zelie Gray

Plantago major ( Plantago major ) é frequentemente designado por banana-da-terra, não devendo ser confundido com a banana-da-terra, que é deliciosamente frita.

Plantago é uma planta euro-asiática naturalizada em grande parte dos Estados Unidos e considerada uma erva daninha irritante pela maioria das pessoas que a encontram. Cresce bem em solos compactados, por isso aparece frequentemente ao longo de trilhos, entre degraus e em fendas nos passeios. A minha cresce prolificamente ao longo da borda da entrada da garagem.

O plátano tem uma roseta basal de folhas ovais com uma venação proeminente, bastante elevada na parte inferior da folha, sem pêlos e com uma margem lisa.

As flores são discretas, muito pequenas, de cor castanho-esverdeada com estames roxos, e agrupam-se densamente à volta de uma espiga central, que é muito vistosa.

Zonas: 3-10

Outros nomes:

Variedades

Existem várias cultivares de Plantago major que são mais atraentes do que o tipo selvagem, incluindo

Plantago major var. atropurpurea ou Plátano roxo, que é um pouco maior. As folhas ficam roxas no outono.

Espécies semelhantes

Plantago lanceolata O Plátano de folha estreita é uma espécie semelhante com folhas mais longas e finas e um cacho de flores mais curto no topo de um caule mais longo. Tem propriedades mágicas e medicinais semelhantes às do Plátano de folha larga.

Plantago ovata , Plantago arenaria e Plantago psyllium são a fonte das sementes de psílio e das cascas de psílio, que são adições comuns aos suplementos de fibras.

História e folclore

As sementes de Plantago encontram-se frequentemente em sementes de cereais e foi assim que se espalharam por todo o mundo. Era chamada "pegada do homem branco" pelos nativos americanos porque brotava onde quer que os colonos europeus passassem algum tempo. Também era chamada "erva do soldado" devido à sua utilização como curativo de campo.

Acredita-se que o "pão do caminho" mencionado no amuleto das nove ervas de Wodin ou Odin seja plantago.

Propagação

O Plantago gosta de sol pleno, mas, para além disso, não é muito exigente.

Colheita & Armazenagem

As folhas devem ser utilizadas frescas, se possível. Seleccione folhas jovens e tenras, quer as utilize frescas ou secas para o chá. Se as cozinhar, pode desejar remover as nervuras.

Atributos mágicos

De natureza feminina e em ressonância com o planeta Vénus e o elemento terra, o Plantago é utilizado em feitiços relacionados com a força, a cura, a proteção e como amuleto contra as mordeduras de cobra.

Atributos mágicos Descrição
Proteção Acredita-se que o Plantago tem energias protectoras, protegendo contra energias negativas, feitiços e espíritos nocivos.
Cura O Plantago está associado à energia curativa e é utilizado em feitiços, rituais e encantamentos para promover a cura física e emocional.
Ligação à terra O Plantago tem propriedades de ligação à terra, ajudando a estabelecer uma ligação com a energia da terra e proporcionando estabilidade e equilíbrio.
Comunicação Alguns praticantes acreditam que o Plantago ajuda na comunicação, melhorando as capacidades psíquicas, a adivinhação e o trabalho espiritual.
Prosperidade O Plantago é por vezes utilizado em feitiços e rituais para atrair a abundância, a prosperidade e o sucesso em vários aspectos da vida.
Tabela 1: Atributos mágicos de Plantago

Também pode ser usado em qualquer trabalho para aumentar o efeito de outras ervas.

Atributos de cura

Diz-se que o Plantago tem um efeito expetorante nos pulmões e o chá é recomendado para pessoas que estão a tentar deixar de fumar, bem como para pessoas que sofrem de problemas pulmonares.

Propriedades curativas Descrição
Usos medicinais As folhas e sementes de Plantago têm sido utilizadas na medicina tradicional para acalmar irritações da pele, tratar problemas respiratórios, aliviar problemas digestivos e promover a cicatrização de feridas.
Anti-inflamatório O Plantago contém compostos com propriedades anti-inflamatórias, o que o torna útil para reduzir a inflamação e aliviar o desconforto.
Antimicrobiano Algumas espécies de Plantago apresentam propriedades antimicrobianas, que podem ajudar a combater bactérias, vírus e fungos.
Suporte respiratório O Plantago é conhecido pelos seus efeitos calmantes no sistema respiratório e tem sido utilizado para aliviar a tosse, a bronquite e os sintomas de asma.
Ajuda digestiva O Plantago pode ajudar a aliviar problemas digestivos como gastrite, úlceras e diarreia, proporcionando alívio e promovendo a saúde gastrointestinal.
Quadro 2: Propriedades curativas do Plantago

As pessoas que tomam anticoagulantes ou que estão em risco de coágulos sanguíneos nunca devem tomar plantago internamente, nem como vegetal ou chá, mas podem usá-lo externamente.

O Plantago pode ser triturado ou mastigado e aplicado em picadas de insectos, hera venenosa e outras irritações da pele para um alívio rápido. Também pode ser adicionado a uma cataplasma.

Uso culinário

As folhas são comestíveis, mas duras e fibrosas. As folhas jovens são preferidas por serem mais tenras. Podem ser preparadas como os espinafres. Secas, dão um bom chá.

Notas e precauções adicionais

O Plantago pode ser usado em vez do confrei em todas as preparações à base de plantas, especialmente para quem tem problemas de fígado. É uma alternativa mais segura e tem propriedades semelhantes.

Embora a plantago seja utilizada para tratar irritações cutâneas, algumas pessoas sofrem de dermatite de contacto devido a esta planta.

Como o plantago é um coagulante, as pessoas que tomam anticoagulantes ou que correm o risco de coagular o sangue não devem utilizá-lo internamente.

Zelie Gray é uma escritora apaixonada e amante de todas as coisas mágicas. Com uma imaginação sem limites, Zélie dedicou a sua vida a explorar e compreender os mistérios do reino místico. Sendo uma praticante experiente de várias tradições mágicas, Zelie mergulhou nas complexidades da conjuração, adivinhação e encantamento, buscando constantemente expandir seu conhecimento e compartilhá-lo com outras pessoas. Através de seu blog encantador, Zelie Gray convida os leitores a uma jornada para vivenciar a beleza e a maravilha do mundo mágico. Em cada postagem, ela combina perfeitamente sabedoria antiga, insights modernos e suas próprias experiências pessoais, garantindo que cada leitor fique cativado e inspirado. A paixão de Zélie pela magia transparece em sua escrita, criando um espaço hipnotizante onde a imaginação e a realidade se entrelaçam, deixando os leitores fascinados e ansiosos por mais. Quer você seja um iniciante ou um praticante experiente, o blog de Zelie Gray é uma leitura obrigatória, oferecendo um tesouro de insights, conselhos e encantamentos que acenderão a centelha de magia em sua vida.