Girassol: Folclore, Cura & amp; Atributos mágicos

  • Compartilhar Isso
Zelie Gray

Girassóis ( Helianthus annuus A sua floração é composta por muitas flores pequenas, sem pétalas, agrupadas e rodeadas de pétalas grandes e brilhantes.

Os caules são espessos e frondosos, geralmente encimados por uma única inflorescência, que pode atingir os três metros de altura, com cabeças de até 30 centímetros de diâmetro.

Os botões de girassol seguem o sol através do céu, o que se chama Heliotropismo. Quando florescem, perdem esta capacidade.

    História e folclore

    As evidências sugerem que os girassóis foram domesticados pela primeira vez no México, por volta de 2600 a.C. Os nativos americanos também domesticaram os girassóis no Mississipi e no Tennessee. As suas sementes nutritivas e o seu óleo têm sido um alimento básico durante séculos.

    Aspeto Folclore e simbolismo
    Simbolismo do Sol Os girassóis estão associados ao sol e à sua energia, representando o calor, a felicidade e a positividade.
    Vitalidade Os girassóis são frequentemente vistos como um símbolo de vitalidade e força vital, representando crescimento, resiliência e rejuvenescimento.
    Adoração Em muitas culturas, os girassóis são considerados um símbolo de adoração e admiração, podendo representar lealdade, devoção e forte afeto.
    Época de colheita Os girassóis são frequentemente associados à época das colheitas, representando a abundância, a prosperidade e uma colheita abundante.
    Crescimento espiritual Os girassóis podem simbolizar o crescimento espiritual, a iluminação e a ligação a reinos superiores, representando a viagem da alma em direção à iluminação.
    Quadro 1: Folclore e simbolismo dos girassóis

    Diz-se que o girassol é a quarta irmã da tradicional combinação de milho, feijão e abóbora dos nativos americanos. Os astecas e os incas utilizavam a flor como símbolo da sua divindade solar.

    Propagação

    Os girassóis crescem melhor em solo fértil e bem drenado, a pleno sol. Gostam de um pouco de cobertura vegetal. Devem ser plantados diretamente no solo após a última geada e precisam de proteção contra esquilos e pássaros.

    Uma cobertura flutuante é uma boa ideia para as primeiras semanas até que as plantas se estabeleçam. Elas continuarão a crescer durante todo o verão e florescerão no final do verão.

    Colheita & Armazenagem

    No final de setembro, as pétalas caem da cabeça do girassol e a cabeça começa a enrolar-se. Quando se espreita para dentro da cabeça, verifica-se que as sementes são visíveis e estão a ficar pretas.

    Quando isso acontecer, corte o caule suficientemente longe da cabeça para ter uma boa pega. Depois, pendure a cabeça de cabeça para baixo num local bem ventilado e ao abrigo do sol até secar completamente e depois sacuda e esfregue as sementes num saco.

    Em alternativa, coloque um saco de rede sobre o girassol quando este começar a amadurecer para o proteger dos pássaros e deixe-o amadurecer no caule.

    As sementes conservam-se durante mais tempo nas suas cascas. Podem ser guardadas até um ano no congelador, mas começam a estragar-se após cerca de 2 meses. Os óleos começam a ficar rançosos.

    A exposição à luz solar e ao calor acelera o processo, por isso guarde-as num local fresco e escuro para as aproveitar ao máximo. Pode assá-las como sementes de abóbora no forno, polvilhadas com um pouco de sal, ou não.

    Atributos mágicos

    O girassol está associado ao sol e a todas as divindades solares.

    A sua essência ajuda a equilibrar o primeiro chakra e também ajuda na confiança em papéis de liderança.

    Aspeto Atributos mágicos
    Magia Solar Os girassóis estão associados à energia solar e podem ser utilizados em rituais e feitiços de magia solar, representando vitalidade, força e poder.
    Prosperidade Acredita-se que os girassóis atraem a prosperidade, a abundância e a riqueza, podendo ser utilizados em feitiços ou rituais relacionados com o crescimento financeiro e o sucesso.
    Proteção Os girassóis podem ser utilizados em feitiços ou rituais de proteção para afastar as energias negativas, promover uma atmosfera positiva e animadora e criar uma barreira protetora.
    Adivinhação Os girassóis podem ser utilizados em práticas de adivinhação, como a Cristalocação ou o trabalho com sonhos, para melhorar as capacidades psíquicas, a intuição e a ligação espiritual.
    Ritual Decorativo Os girassóis podem ser utilizados como elementos decorativos em rituais e cerimónias, representando a energia do sol e trazendo alegria, positividade e luminosidade ao espaço sagrado.
    Tabela 2: Atributos mágicos dos girassóis

    Cultivar girassóis no jardim traz energia positiva para a casa. (Plantar perto da porta de entrada para que toda a gente o veja antes de entrar!)

    Utilização doméstica

    O óleo de girassol pode ser utilizado para fazer sabão caseiro (embora o óleo de coco seja melhor)

    Os girassóis podem ser utilizados para extrair toxinas do solo, incluindo chumbo, arsénico e urânio. Basta plantá-los na área contaminada e não comer as suas sementes!

    Atributos de cura

    O óleo de girassol pode ser utilizado como óleo de base para óleos curativos utilizados em massagens e pomadas.

    Aspeto Benefícios para a saúde e a cura
    Saúde da pele O óleo de girassol é rico em vitamina E e antioxidantes, o que o torna benéfico para a saúde da pele. Pode hidratar, nutrir e proteger a pele.
    Sistema digestivo As sementes de girassol são uma boa fonte de fibra alimentar, promovendo uma digestão saudável e movimentos intestinais regulares.
    Impulsionador do humor A natureza brilhante e vibrante dos girassóis pode ter um efeito positivo no humor, reduzindo o stress e a ansiedade e promovendo uma sensação de felicidade.
    Saúde ocular As sementes de girassol contêm nutrientes como a vitamina E, o zinco e o selénio, que são benéficos para a saúde dos olhos e podem ajudar a prevenir a degenerescência macular relacionada com a idade.
    Saúde do coração O óleo de girassol tem um baixo teor de gorduras saturadas e é rico em gorduras insaturadas, o que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e apoiar a saúde do coração.
    Quadro 3: Benefícios dos girassóis para a saúde e a cura

    Uso culinário

    As sementes de girassol são um ótimo petisco para comer à mão e também são deliciosas em saladas e cozidas em pão.

    A manteiga de sol pode ser utilizada como molho para cenouras, aipo, maçãs e bananas, como pasta para barrar e em tudo o que se utiliza para a manteiga de amendoim.

    O óleo de girassol pode ser utilizado em frituras ou como óleo para saladas.

    Utilize manteiga solar em vez de manteiga de amendoim e depressa descobrirá que a prefere. É também segura para comer na presença de crianças alérgicas a frutos secos!

    Zelie Gray é uma escritora apaixonada e amante de todas as coisas mágicas. Com uma imaginação sem limites, Zélie dedicou a sua vida a explorar e compreender os mistérios do reino místico. Sendo uma praticante experiente de várias tradições mágicas, Zelie mergulhou nas complexidades da conjuração, adivinhação e encantamento, buscando constantemente expandir seu conhecimento e compartilhá-lo com outras pessoas. Através de seu blog encantador, Zelie Gray convida os leitores a uma jornada para vivenciar a beleza e a maravilha do mundo mágico. Em cada postagem, ela combina perfeitamente sabedoria antiga, insights modernos e suas próprias experiências pessoais, garantindo que cada leitor fique cativado e inspirado. A paixão de Zélie pela magia transparece em sua escrita, criando um espaço hipnotizante onde a imaginação e a realidade se entrelaçam, deixando os leitores fascinados e ansiosos por mais. Quer você seja um iniciante ou um praticante experiente, o blog de Zelie Gray é uma leitura obrigatória, oferecendo um tesouro de insights, conselhos e encantamentos que acenderão a centelha de magia em sua vida.