Hebe, deusa grega da juventude: quem é ela?

  • Compartilhar Isso
Zelie Gray

Hebe é a antiga deusa grega da juventude, filha de Hera e Zeus, bem como esposa de Héracles. Hebe era a copeira do Olimpo, servindo néctar e ambrósia aos deuses e deusas até se casar com Héracles. O seu sucessor foi o amante de Zeus, Ganimedes.

1Para além da sua função de copeira, também servia de camareira a alguns dos outros deuses, preparando os banhos de Ares, cuidando ocasionalmente de Afrodite e, por vezes, era a serva de Hera e ajudava-a na sua carruagem.

Hebe está associada à deusa romana Juventas, tendo também sido referida como Ganimedes. Por vezes, Hebe é vista simplesmente como Hera Pais ou o aspeto virginal de Hera.

O nome Hebe vem da palavra grega que significa "juventude" ou "a flor da vida". Do mesmo modo, a palavra romana Juventas significa "juventude". Hebe é geralmente representada com um vestido sem mangas, carregando um jarro do qual derramava ambrósia ou de mãos dadas com o seu marido Héracles. Por vezes, é representada alada. Era também adorada como a deusa do perdão.

Hebe deu à luz dois filhos gémeos a Héracles, Alexiares ("o que afasta a guerra") e Aniceto ("o inconquistável"), de quem se sabe apenas que guardam o Olimpo ao lado do pai, Héracles.

Os símbolos de Hebe incluem o cálice, a urna ou tigela e um jarro alto, bem como asas.

Hino a Hebe:

HEBE, para o alto OLYMPUS carregado,

Não comido até à morte, por idade não curtida,

Serva dos deuses, da noite e da manhã,

Deixa fluir, para apaziguar a sede celestial:

Mesmo assim, intocada pelos anos que passam invejosos

A JUVENTUDE saúda os convidados desta noite e enche o copo.2

Notas de rodapé 1. Hebe, de Adrian De Vries, exposta no Caesar's Palace, em Las Vegas. Foto de Timothy Gardner no Flickr. Alguns direitos reservados ao abrigo da Creative Commons. Não foram efectuadas quaisquer alterações ao original. 2. De O Caminho de Guermantes, de Marcel Proust, Dedicatória do Tradutor por C. K. Scott Moncrieff

Zelie Gray é uma escritora apaixonada e amante de todas as coisas mágicas. Com uma imaginação sem limites, Zélie dedicou a sua vida a explorar e compreender os mistérios do reino místico. Sendo uma praticante experiente de várias tradições mágicas, Zelie mergulhou nas complexidades da conjuração, adivinhação e encantamento, buscando constantemente expandir seu conhecimento e compartilhá-lo com outras pessoas. Através de seu blog encantador, Zelie Gray convida os leitores a uma jornada para vivenciar a beleza e a maravilha do mundo mágico. Em cada postagem, ela combina perfeitamente sabedoria antiga, insights modernos e suas próprias experiências pessoais, garantindo que cada leitor fique cativado e inspirado. A paixão de Zélie pela magia transparece em sua escrita, criando um espaço hipnotizante onde a imaginação e a realidade se entrelaçam, deixando os leitores fascinados e ansiosos por mais. Quer você seja um iniciante ou um praticante experiente, o blog de Zelie Gray é uma leitura obrigatória, oferecendo um tesouro de insights, conselhos e encantamentos que acenderão a centelha de magia em sua vida.