A Sorte da Ferradura: Explorando o seu significado simbólico

  • Compartilhar Isso
Zelie Gray

As ferraduras sempre foram consideradas amuletos da sorte e esta crença é válida não só no mundo ocidental, mas está espalhada por todo o mundo e em cada lugar as razões são diferentes. Vejamos o que a ferradura simboliza e porque é considerada um talismã para se proteger da negatividade, da doença e da má sorte.

Ferradura - origens e lendas

A ferradura sempre foi considerada um símbolo de boa sorte. Por exemplo, os chineses vêem na ferradura uma semelhança com o corpo curvo de Nagendra, a serpente sagrada, enquanto que para os turcos, ela lembra o crescente, símbolo de Ísis e do seu país.

No tempo dos romanos, a crença tem uma origem militar. As tropas marchavam a pé, mas só os oficiais iam a cavalo e a perda de ferro do casco provocava uma paragem, o que significava descanso para as tropas. Encontrar ferraduras tornou-se assim um jogo entre os soldados; quem encontrasse mais era o vencedor e o mais sortudo.

Nos tempos medievais, os camponeses, nas suas miseráveis mansões, viam os cavaleiros de armadura a lançar-se, envoltos nos seus esplêndidos mantos. O camponês admirava-os de longe, mas se o cavalo do cavaleiro perdesse um ferro, era obrigado a parar e o camponês podia dar-lhe uma ajuda e receber algumas moedas em troca.

Cultura/Região Significado simbólico
Europa Ocidental Boa sorte, proteção contra o mal e bênçãos
América do Norte Afasta o infortúnio e atrai a boa sorte
Grécia Antiga Associado ao deus Poseidon e à proteção do mar
Médio Oriente Símbolo da fertilidade, da prosperidade e do afastamento do mal
Irlanda Traz boa sorte e evita que as fadas façam maldades
China Amuleto da sorte para atrair a riqueza e a prosperidade
Índia Proteção contra o mau-olhado e as energias negativas
Quadro 1: Simbolismo cultural da ferradura

Embora existam muitas tradições diferentes que explicam o seu efeito benéfico, todas exigem que a ferradura seja encontrada por acaso para ser eficaz.

Quero falar-vos de uma lenda que vem de Inglaterra:

Uma lenda famosa é a de São Dustin, um ferrador idoso, que se espalhou entre 909 e 988 d.C. Um dia, este pobre artesão encontrou-se com Satanás, que lhe pediu para ferrar os cascos do seu cavalo.

Para aliviar a sua dor, o diabo prometeu ao artesão que nunca mais entraria numa casa com uma ferradura pendurada na porta da frente. Só foi libertado depois de prometer que nunca mais entraria num local protegido por uma ferradura na porta.

São Dunstan e o Demónio.

Outra crença sobre os poderes da ferradura, quer que a força do mau-olhado provenha da forma semelhante ao sistema genital feminino. Na antiguidade, era muito difundida a ideia de que os símbolos relacionados com a sexualidade feminina podiam desviar os maus espíritos. A prova encontra-se em algumas portas das igrejas construídas na Idade Média, nas quais se encontravam baixos-relevos que representavam o órgão genital de uma mulherque os demónios se distraíssem e não entrassem lá dentro.

A ferradura irlandesa

Na Irlanda, é o clássico da boa sorte do mundo camponês. Por ocasião da cerimónia de casamento, é tão pequeno que pode ser cosido dentro do vestido de noiva, escondido no "bouchet" ou como um pendente a usar... obviamente com o U virado para cima para atrair a sorte!

O ferro é o sangue da terra e sempre teve um significado mágico para os Celtas.

O metal traz sorte porque a força do ferro podia contrariar os espíritos que queriam fazer-lhes mal; o poder do ferro ou da sua magia era o de destruir o mal ou de afastar os espíritos, fazendo-os regressar ao seu mundo. O ferro tornou-se assim um poderoso talismã que protege a casa, não permitindo a entrada das forças do mal ou do povo das fadas.

Com a conversão ao cristianismo, a fé no poder do ferro espalhou-se sobre os espíritos dos mortos, dos demónios e dos diabos.

Para evitar a inveja do mundo das fadas ou das trevas, que também pode levar ao rapto do prometido da noiva no momento do casamento, é, portanto, suficiente usar uma ferradura.

O que é que uma ferradura simboliza?

O ferro é considerado simbolicamente inferior aos outros metais, mas também um símbolo de robustez e teimosia, sendo simultaneamente um instrumento do bem e do mal.

Cor da ferradura Representação simbólica
Prata Pureza, reflexo e propriedades mágicas
Ouro Riqueza, prosperidade e abundância
Preto Proteção, afastamento do mal e repulsão das energias negativas
Vermelho Vitalidade, energia e força
Verde Sorte, crescimento e renovação
Azul Serenidade, tranquilidade e proteção espiritual
Cor-de-rosa Amor, romance e bem-estar emocional
Tabela 2: Significados simbólicos das cores da ferradura

Pode proteger contra influências nocivas, devido a esta qualidade mágica, foram forjados anéis e amuletos e era muitas vezes recomendado trazer pregos consigo. Mas, ao mesmo tempo, é associada como uma arma e, consequentemente, associada à guerra e à morte.

Está ligado a Marte, o Deus da guerra, e a cor vermelha da sua ferrugem lembra a do sangue.

Marte

Na China antiga, era considerado um símbolo de força e as figuras de ferro eram muitas vezes colocadas nas margens dos rios, pois pensavam que isso afastaria os dragões-marinhos, que os temiam.

O ferro é o protetor das colheitas e um símbolo de fertilidade, entre os Wachaga ou Chaga, um grupo étnico da Tanzânia que vive nas encostas do Monte Kilimanjaro. As mulheres usam colares e pulseiras de ferro porque promovem a fertilidade e curam as crianças doentes.

Como é que se pendura? E porque é que dá sorte?

A sua forma de lua crescente e a sua função de íman atraem a sorte, bem como a sua ligação com o cavalo, animal de carga mágica, símbolo de força e vitalidade, e sagrado por ser produto da forja. A ferradura que se encontra pendurada nas portas afasta o mau-olhado e aniquila a aura negativa dos visitantes que atravessam a porta.

Local de colocação Superstição
Vertical, extremidade aberta Recolhe e guarda a boa sorte e as bênçãos
Vertical, apontando para baixo Permite que a sorte se derrame sobre o espaço em baixo
Em forma de U, suspenso Atrai e capta a boa sorte e a energia positiva
Invertida, extremidade aberta Simboliza o derramamento de boa sorte e a difusão de bênçãos
De lado Representa a transição do passado para o presente, a mudança e a sorte
Tabela 3: Superstições de colocação em ferradura

As suas pontas devem ser rigorosamente viradas para cima, tornando-se assim antenas que absorvem a energia cósmica. Por vezes, é colocado horizontalmente para formar um C, o C de Cristo, como proteção no campo religioso. No entanto, as pontas da parte inferior nunca devem ser colocadas, porque os fluxos são invertidos e as forças das trevas são atraídas.

Os marinheiros costumavam pregar uma ferradura no mastro principal do seu barco, porque acreditavam que era um talismã que os protegia contra as tempestades. Isto deve-se ao facto de se pensar que o ferro e o casco do cavalo se unem à mãe terra, tornando o cavalo e o cavaleiro estáveis.

Desta forma, os marinheiros acreditam que até o barco pode tornar-se mais sólido e seguro do que o mar, que é muitas vezes agitado e cheio de armadilhas.

Zelie Gray é uma escritora apaixonada e amante de todas as coisas mágicas. Com uma imaginação sem limites, Zélie dedicou a sua vida a explorar e compreender os mistérios do reino místico. Sendo uma praticante experiente de várias tradições mágicas, Zelie mergulhou nas complexidades da conjuração, adivinhação e encantamento, buscando constantemente expandir seu conhecimento e compartilhá-lo com outras pessoas. Através de seu blog encantador, Zelie Gray convida os leitores a uma jornada para vivenciar a beleza e a maravilha do mundo mágico. Em cada postagem, ela combina perfeitamente sabedoria antiga, insights modernos e suas próprias experiências pessoais, garantindo que cada leitor fique cativado e inspirado. A paixão de Zélie pela magia transparece em sua escrita, criando um espaço hipnotizante onde a imaginação e a realidade se entrelaçam, deixando os leitores fascinados e ansiosos por mais. Quer você seja um iniciante ou um praticante experiente, o blog de Zelie Gray é uma leitura obrigatória, oferecendo um tesouro de insights, conselhos e encantamentos que acenderão a centelha de magia em sua vida.